JAPERI - Moradores de Japeri sofrem para obter atendimento de saúde. Porém, mesmo com vários problemas nessa e em outras áreas, a ...
JAPERI - Moradores de Japeri sofrem para obter atendimento de saúde. Porém, mesmo com vários problemas nessa e em outras áreas, a cidade montou uma enorme estrutura para a festa de aniversário, que durou três dias.
Japeri possui mais de cem mil habitantes e nenhum hospital. Em caso de emergência, os moradores só contam com uma policlínica, a Itália Franco. Os pacientes revelam que conseguir um simples exame é um sacrifício.
“Às vezes você precisa daquele exame rápido e ele demora. Então, aqui está precário mesmo. Fui na policlínica e não tinha ninguém, estava tudo vazio”, explicou a aposentada Odete Pires.
Aniversário da cidade
A policlínica está em reforma há meses. Os pacientes afirmam que a obra não anda. Mas do local era possível ver a estrutura montada para a festa de 28 anos do município.
O palco tem 360 metros quadrados. Na sexta (28) teve show do cantor Tiee. No sábado (29), do grupo Revelação. Domingo (30) a atração foi a cantora Ludmilla. O cachê da cantora custa, em média, R$ 250 mil por show.
Na manhã desta segunda (1º), funcionários trabalhavam na limpeza do terreno.
Em Itaguaí, a prefeitura também planejava uma festa de três dias para o aniversário da cidade. Só com banheiros químicos, seriam gastos R$ 405 mil. Depois da divulgação pela imprensa, a festa foi cancelada.
Falta de merenda
Assim como a saúde, a educação também vai mal em Japeri. A vendedora Silvana Menezes decidiu não ir à festa do aniversário da cidade em protesto. A neta dela tem sido liberada quase todos os dias por falta de merenda.
“Eu particularmente não fui na festa da prefeitura, não achei legal pelos problemas que Japeri está passando eu não achei muito legal. Nunca vou concordar com isso e eu tenho certeza que muitos não vão concordar com isso”, explicou Silvana.
Sobre a festa, a Prefeitura de Japeri informou que a festa já faz parte do calendário de eventos da cidade. O valor gasto não foi informado.
Sobre a educação, eles informaram que foram contratados 94 funcionários para reforçar as escolas. Questionada sobre a saúde, a prefeitura afirmou que a falta de leitos de UTI não é uma exclusividade de Japeri, mas que está tentando amenizar a situação, mas não explicou como.
A nota conclui afirmando que a policlínica está passando por obras de reforma para melhorar o atendimento e que a previsão de reinauguração é em agosto deste ano.
COMENTÁRIOS