JAPERI - A Prefeitura de Japeri criou provisoriamente, nesta segunda-feira (29), mais um Polo de Atendimento Médico no antigo Palco de...
JAPERI - A Prefeitura de Japeri criou provisoriamente, nesta segunda-feira (29), mais um Polo de Atendimento Médico no antigo Palco de Eventos do bairro Marabá, à margem da Avenida Tancredo Neves, em Engenheiro Pedreira.
A unidade da Secretaria Municipal de Saúde vai funcionar como um polo estratégico dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam nos bairros de Marabá, Marajoara, Cosme Damião, Mucajá III e parte do Guandu, onde vivem mais de 5 mil famílias, 1,8 mil das quais já cadastradas na Secretaria de Saúde.
O prefeito em exercício, Cezar Melo, que visitou a unidade médica pela manhã, acompanhado do secretário de Saúde, Rafael de Freitas, anunciou que o novo polo de atendimento vai dar suporte às famílias que precisam de consulta médica, encaminhamento para exames, acompanhamento periódico das vacinas dos filhos, pesagem para o Bolsa Família e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, entre outros benefícios.
A unidade vai funcionar de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. “Faremos também atendimento domiciliar, com o deslocamento de médico e enfermeiro, se for o caso, sobretudo para os casos de pacientes acamados”, avisou a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Andréia Cristina da Silva.
Já o secretário Rafael de Freitas explicou que o polo de atendimento médico é um equipamento provisório para atender à população da região, até à construção, em breve, das novas Unidades Básicas de Saúde do Marabá e Marajoara. Ele afirmou ainda que a unidade médica do Guandu não será fechada.
“Quero pedir apenas à população que nos ajude a conservar esta nova unidade, criada em espaço que estava completamente abandonado, depredado, em meio ao lixo e ações de vandalismo”, disse, frisando que o polo de Marabá atende a um anseio antigo do Conselho Municipal de Saúde e dos próprios moradores da região.
Vítima de um AVC, que ainda lhe provoca dificuldade para caminhar, a dona de casa Sueli dos Santos, elogiou a iniciativa da prefeitura.
“Foi uma ótima ideia, a prefeitura abrir esse polo aqui em Marabá; para mim é uma benção, já que a unidade fica perto de casa, facilitando a vida de quem precisa de atendimento médico”, disse.
COMENTÁRIOS