BAIXADA FLUMINENSE - O prefeito Cezar Melo, disse que vai construir, em breve, uma Clínica Dentária para sediar o Centro de Especiali...
BAIXADA FLUMINENSE - O prefeito Cezar Melo, disse que vai construir, em breve, uma Clínica Dentária para sediar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Japeri. O objetivo, segundo explicou, é melhorar ainda mais o atendimento clínico primário da saúde bucal, que já ocorre no município.
anuncio foi feito nesta sexta-feira (9), durante a abertura do II Seminário de Capacitação do Programa de Conscientização e Prevenção do Câncer de Boca, realizado no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP).
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu palestrantes que abordaram temas como os avanços na estomatologia (ramo da medicina que estuda e trata das doenças da boca e dos dentes) e patologia em relação ao câncer de boca, estatísticas e assistência que deve ser promovida junto à população.
O CEO de Japeri, que recebe apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já oferece à população do município serviços de endodontia, periodontia, buco-maxilo, odontopediatria e radiografia periapical, entre outros tipos de atendimento.
Coordenadora da Saúde Bucal no município, Claudione Cassin explicou que Japeri é pioneiro, no estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o trabalho de conscientização e prevenção do câncer bucal.
“A questão em si é você conscientizar a população sobre a necessidade de procurar tratamento. Os índices de cura do câncer de boca não têm acompanhado a mesma evolução da cura de outros tipos de câncer, exatamente por não ser detectado previamente. E as pessoas não procuram tratamento porque também não sabem qual o profissional procurar para tratá-las na rede pública”, observou.
MORTALIDADE PODE CHEGAR A 85%
Ainda de acordo com Cassin, não existe uma campanha em massa sobre o câncer de boca, como acontece para o câncer de mama. “Por isso, as pessoas não se preocupam em procurar um tratamento preventivo. A doença pode ser tratada e curada. Mas se ela for detectada muito tarde, o índice de mortalidade pode chegar a 85%”, alertou.
Para o secretário municipal de Saúde, Rafael de Freitas, o câncer é o mal do século. Ele se emocionou ao revelar em público que tem experiência da doença na própria família, com sua mãe, vítima de câncer de pulmão, e uma cunhada que sofre com o câncer de mama.
“O câncer de boca não é tão propagado, mas é um dos que mais mata. Então, se a gente conseguir fazer o diagnóstico precoce da doença, além de salvar vidas, diminuímos também o sofrimento de quem está doente e dos familiares”, frisou, Rafael de Freitas.
Cezar Melo, que também se emocionou ao lembrar que perdeu, há pouco mais de um ano, o próprio pai, vítima de câncer de pulmão, disse que sua grande preocupação à frente do governo é com a saúde.
“Por ela eu pago o preço que for necessário”, salientou, lembrando que criou a Casa da Mulher, referência em consultas e exames de alta complexidade, e está reformando e ampliando a Policlínica Itália Franco, que vai ganhar dois centros cirúrgicos.
“Com a inauguração das obras da Policlínica vamos fazer mutirão para realizarmos pequenas cirurgias, como mioma, cisto de ovário, apendicite e hérnia”, anunciou.
“A minha preocupação é criar projetos que tragam benefícios à população. Sou nascido e criado aqui, não sou aventureiro. Por isso, quero o bem-estar da população da minha cidade”, afirmou, informando que a Prefeitura de Japeri repassa à Secretaria Municipal de Saúde, com recursos próprios, 25% em vez dos 15% exigidos pela Constituição Federal.
COMENTÁRIOS