JAPERI - Mantendo a atenção ao pequeno produtor e aos criadores de bovinos, a Prefeitura Municipal de Japeri iniciou a vacinação dos r...
JAPERI - Mantendo a atenção ao pequeno produtor e aos criadores de bovinos, a Prefeitura Municipal de Japeri iniciou a vacinação dos rebanhos da cidade contra brucelose bovina. A campanha é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com o Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado.
A brucelose bovina é uma infecção generalizada causada por bactérias do gênero Brucella. Nas fêmeas, pode levar ao abortamento, razão pela qual também é conhecida como “aborto contagioso”. A doença pode ser também contagiosa para humanos, por se tratar de uma zoonose.
Os sintomas da brucelose podem ser confundidos com os da gripe e, na forma crônica, acarretar em febre recorrente, grande fraqueza muscular, forte dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores e alterações da memória. Dessa forma, devem ser vacinadas as fêmeas de bovinos com idades entre três a oito meses.
Para o Prefeito Cezar Melo, a vacinação é de suma importância para que a comercialização de produtos animais não gere danos à população. “Temos um grande volume de queijos e leites sendo comercializados internamente, então precisamos nos precaver”, disse.
O Secretário de Agricultura, Reginaldo Santos, empenhou-se ao máximo, juntamente com prefeito, para que a vacina fosse disponibilizada gratuitamente no município, já que, segundo o técnico de Defesa Agropecuária, Júlio Sicarino, Japeri é o único município do estado que está vacinando contra a brucelose.
“Precisamos evitar que os animais fiquem doentes e, por consequência, também o contágio nas pessoas, além de impedir que os nossos produtores sejam prejudicados pelo contágio em seus bovinos”, completou Reginaldo Santos.
A não vacinação pode render ainda ao criador um auto de infração, posteriormente multa, além de mantê-lo impossibilitado de tirar o Guia de Transporte Animal.
As pessoas interessadas em vacinar o seu rebanho devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, na Av. Ary Schiavo, 992, Loja G, ao lado da sede da Prefeitura, no bairro Santa Inês.
COMENTÁRIOS