O prefeito de Japeri, em exercício, Cezar Melo, entregou nesta segunda-feira (30), as chaves do Citroen Air Cross, zero quilômetros ao ...
O prefeito de Japeri, em exercício, Cezar Melo, entregou nesta segunda-feira (30), as chaves do Citroen Air Cross, zero quilômetros ao Conselho Tutelar do município. O veículo é uma doação da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos.
Para Cezar Melo, que estava acompanhado do secretário de Governo, Rodrigo Marques, a conquista é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), coordenada pelo secretário Márcio Rodrigues Rosa, o Bibi.
Ainda de acordo com o prefeito, que agradeceu a ajuda do Governo Federal, o novo veículo vai permitir que os conselheiros do município realizem um trabalho mais eficaz, com maior segurança, já que eles se deslocam para vários locais, atendendo às demandas, geralmente envolvendo crianças abandonadas, vítimas de maus tratos e outros tipos de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.
O prefeito disse ainda que é comum famílias deixarem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, correndo perigo. "Daí a importância do papel da Secretaria de Assistência Social no sentido de apoiar e orientar as famílias de forma que crianças e adolescentes se sintam seguras e protegidas”, observou Cezar Melo.
O conselheiro Elias de Oliveira Rodrigues, que recebeu as chaves do Citroen, explicou que o papel da instituição é fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão de fato assegurando com prioridade a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Para o secretário Bibi, o novo veículo representa importante melhoria no atendimento do Conselho Tutelar. Segundo ele, o novo Citroen significa mais conselheiros nas ruas, mais conforto para as próprias crianças e mais segurança para a equipe.
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que tem como missão representar a sociedade na proteção na proteção e na garantia dos direitos da criança e do adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou os responsáveis legais que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo ECA.
COMENTÁRIOS