JAPERI - Secretários de Trabalho e Renda dos municípios da Baixada Fluminense se reuniram nesta segunda-feira (7), em Japeri, para dis...
JAPERI - Secretários de Trabalho e Renda dos municípios da Baixada Fluminense se reuniram nesta segunda-feira (7), em Japeri, para discutir projetos e melhorias que beneficiem a população de suas cidades.
Foi o quarto encontro do grupo, desta vez, com a participação do prefeito Cezar Melo, da subsecretária estadual de trabalho, Ana Asti, e dos representantes de Queimados, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaguaí, Seropédica, Belford Roxo e Nilópolis.
O objetivo de cada reunião, segundo os organizadores, é conhecer as dificuldades enfrentadas nas cidades, trocar experiências e solicitar aos governos estadual e federal ajuda no sentido de fomentar geração de empregos e de renda para a região.
Um dos principais assuntos tratados nesta segunda-feira foi o índice de desemprego. O prefeito Cezar Melo disse que a mobilização precisa começar dentro da própria Baixada Fluminense, de forma a atrair indústrias e empresas que gerem empregos e mais qualidade de vida para a população.
De acordo com a subsecretária Ana Asti, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi criado justamente para atender à população que se encontra fora do mercado de trabalho, promovendo o encontro de oferta e demanda.
“O Sine móvel é uma iniciativa para levar até às cidades vagas de trabalho e realocar pessoas desempregadas no mercado, de acordo com suas qualificações. Atualmente, o desemprego é maior entre os jovens, mas se todas as empresas cumprissem a lei e garantissem o espaço de jovem aprendiz, por exemplo, este índice melhoraria muito”, afirmou.
Para o secretário de Trabalho de Japeri, Márcio Rodrigues Rosa, o Bibi, a qualificação profissional é um dos fatores determinantes para diminuir o desemprego, por isso a importância de também incentivar a população a realizar cursos e investir na profissionalização.
“Empresas vão abrir em nossas cidades, mas a população precisa estar pronta para ocupar os cargos oferecidos”, disse o secretário Bibi, esperançoso de um futuro melhor para Japeri e toda Baixada Fluminense.
COMENTÁRIOS