JAPERI - Dezenove candidatos disputam neste domingo, dia 6, as eleições para a escolha dos cinco titulares e cinco suplentes do novo C...
JAPERI - Dezenove candidatos disputam neste domingo, dia 6, as eleições para a escolha dos cinco titulares e cinco suplentes do novo Conselho Tutelar do município de Japeri que vão ajudar a proteger as crianças e adolescentes no quadriênio 2020-2024.
O processo de escolha dos novos conselheiros tutelares será conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), com fiscalização do Ministério Público e apoio do Tribuna Regional Eleitoral.
Em Japeri, as urnas serão abertas às 8h em quatro locais de votação – Escola Municipal Bernardino de Melo, Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (UMEP) e o Posto de Saúde de Japeri – com encerramento da votação às 17h.
Presidente do CMDCA e da Comissão Eleitoral, Paulo Cesar de Oliveira explicou que o voto não é obrigatório, mas quem for às urnas deverá levar título eleitoral e documento de identidade. “De preferência, levar também o comprovante da última eleição”, orienta, frisando que o voto é secreto, facultativo e será feito através de cédulas impressas.
Os preparativos para as eleições, neste domingo, do novo Conselho Tutelar de Japeri, começaram com a seleção dos 41 candidatos inscritos. Eles tiveram que passar por prova escrita, além de comprovar experiência em trabalhos com crianças e adolescentes. Precisam ainda ter 21 anos completos ou mais, morar na cidade onde se localiza o CMDCA e ser de reconhecida idoneidade moral.
Ainda de acordo com Paulo Cezar, é indispensável a escolha de pessoas com perfil adequado ao desenvolvimento da função, com disposição para o trabalho e aptidão para a causa pública.
O Conselho Tutelar foi criado juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990. O órgão deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como em casos de violência física ou emocional.
O resultado das urnas deverá ser divulgado no fim da noite do próprio domingo.
COMENTÁRIOS