Os cinco novos membros titulares do Conselho Tutelar de Japeri tomaram posse nesta sexta-feira (10), em solenidade concorrida no plenár...
Os cinco novos membros titulares do Conselho Tutelar de Japeri tomaram posse nesta sexta-feira (10), em solenidade concorrida no plenário da Câmara Municipal. Eles foram eleitos pela população, em outubro do ano passado, através de pleito direto organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob a fiscalização do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Os conselheiros eleitos, Michele Freitas Corrêa, Adriana Silva de Oliveira, Leandro da Silva Louras, Fernanda Barbosa Guariento e Douglas Marini Lima, foram empossados para o próximo quadriênio. Todos passaram pelas etapas de aprovação no exame de conhecimentos específicos, comprovação dos requisitos exigidos pelo cargo, eleição e curso de formação.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Márcio Rodrigues Rosa, que representou o prefeito em exercício, o Conselho Tutelar é um importante instrumento de auxílio na prevenção dos males que podem envolver a criança e o adolescente.
“A nossa meta é avançar cada vez mais na adoção de políticas públicas que assegurem a inclusão, o acesso ao esporte, ao lazer e à educação, de forma que possamos construir um futuro bastante promissor para nossas crianças e adolescentes”, disse o secretário, ao deixar o plenário da Câmara de Vereadores.
Vice-presidente do CMDCA, Roberta Gonçalves explicou que os conselheiros, que vão atuar entre 2020 e 2023, têm como função zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção.
“Os conselheiros protegem nossas crianças e os nossos adolescentes contra todos os tipos de maus tratos, violência ou qualquer outro tipo de sofrimento a que estejam expostos. O objetivo do Conselho Tutelar é garantir o cumprimentos do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA)”, frisou a conselheira.
A posse dos novos conselheiros contou também com a presença do secretário municipal de Cultura, Marcos Arruda.
COMENTÁRIOS