O Centro de Nova Iguaçu ficou irreconhecível nesta segunda-feira BAIXADA FLUMINENSE - No primeiro dia útil de vigência do decreto q...
O Centro de Nova Iguaçu ficou irreconhecível nesta segunda-feira
BAIXADA FLUMINENSE - No primeiro dia útil de vigência do decreto que fechou totalmente o comércio em Nova Iguaçu, a maior parte dos estabelecimentos acatou a decisão e manteve as portas fechadas nesta segunda-feira. Uma equipe da Polícia Militar circulou pelo centro comercial da cidade orientando os comerciantes que ainda estavam com suas lojas funcionando.
Na Avenida Nilo Peçanha, onde se concentra o comércio de peças e acessórios automotivos, muitos consumidores desconheciam a medida. Dono de uma empresa de reboque, Joel Henriques, de 54 anos, saiu de casa, em Japeri, à procura de peças. Japeri também suspendeu o funcionamento do comércio, na última sexta-feira.
— Meu serviço está todo parado. Estou aproveitando para fazer a manutenção, mas vim de Japeri até Nova Iguaçu tentando comprar isso e não consigo — lamentou Joel, que reconheceu a necessidade da medida imposta pela prefeitura: — Sei que isso é para o bem de todos.
Joel Henriques saiu de casa, em Japeri, à procura de peças em Nova Iguaçu.
Foto: Cíntia Cruz.
Antônio Carlos Leonardo Júnior, de 28 anos, é morador de Queimados, município que só decidiu fechar os estabelecimentos comerciais na noite de ontem. Proprietário de uma loja de materiais de construção e equipamentos de terraplanagem, ele disse que, a partir da última semana, já começou a sentir o impacto nas vendas:
— Hoje vim até Nova Iguaçu comprar peças, mas não estou conseguindo. Lá em Queimados vendia na minha loja R$ 30 mil por dia. Agora vendo R$ 5 mil. Estou estudando o que fazer porque tenho 32 funcionários. Vou dar férias para alguns. Estou tentando resolver da melhor forma.
No calçadão da Avenida Governador Amaral Peixoto, no Centro de Nova Iguaçu, somente farmácias, agências bancárias e lotéricas abriram. Um carro de som circulava pelo local orientando as pessoas a ficarem em casa.
Com uma máscara cirúrgica, uma moradora de 66 anos, que preferiu não se identificar, ia a uma farmácia para comprar cloroquina — medicamento que ainda está sendo testado no tratamento contra o coronavírus:
— Faço uso desse medicamento há muitos anos porque tive lúpus, mas não estou conseguindo comprar. As pessoas compraram tudo e já procurei em muitas farmácias. Só saí de casa para isso. Estou usando máscara só por causa da precaução.
Além de Nova Iguaçu, as cidades de São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Japeri, Paracambi e Magé também suspenderam o funcionamento do comércio. Supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, clínicas, hospitais, laboratórios, mercearias, açougues, correios, bancos e casas lotéricas poderão funcionar normalmente.
Em São João de Meriti, a prefeitura anunciou ontem que casas lotéricas e bancos não vão poder funcionar a partir de hoje. Em Queimados, loterias também deverão fechar, mas bancos vão poder funcionar. Duque de Caxias ainda mantém o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
por: Jornal Extra
COMENTÁRIOS