Evento aconteceu nesta sexta (22) e contou com presença da prefeita Drª. Fernanda Ontiveros. Cerca de 30 artistas opinaram acerca de estraté...
Evento aconteceu nesta sexta (22) e contou com presença da prefeita Drª. Fernanda Ontiveros. Cerca de 30 artistas opinaram acerca de estratégias de incentivo ao setor
JAPERI - Um novo tempo para a cultura chegou a Japeri, Baixada Fluminense. Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu a roda de conversa ‘Que Cultura Queremos?’. O evento, que terá uma edição online neste sábado (23), contou com a presença da Drª. prefeita Fernanda Ontiveros, da secretária da Pasta, Rita de Cássia, e cerca de 30 artistas da cidade.
O encontro, que aconteceu na E.M. Pastor Aristides Arruda, no bairro Nova Belém, faz parte do planejamento estratégico da atual gestão, que está traçando um diagnóstico cultural do município, trabalhando a partir das demandas e sugestões dadas pelos produtores de cultura japerienses. Entre as demandas ouvidas na roda de conversa, os artistas destacaram a importância da implantação de um teatro municipal, da otimização do uso dos espaços e equipamentos públicos do segmento e também a necessidade de melhorar a visibilidade da arte local.
“Para nós, que somos artistas da cidade, ter esse tipo de conversa é muito importante. Entretanto, mais importante do que isso é a organização do setor cultural em Japeri. Trazer um quadro permanente do setor para a região, incentivar a cultura local. Antes não tínhamos essa iniciativa por parte do poder público, agora, só de ver eventos como esse acontecendo, já dá para se ter uma esperança de que seremos mais valorizados”, disse o dançarino e coreógrafo, Amarildo Paes Leme, que mora em Japeri.
Para a Drª. Fernanda Ontiveros, abrir diálogo para ouvir os moradores é um ponto de partida para a transformação do cenário atual. “É muito importante darmos atenção ao setor cultural de nossa cidade. Temos muita gente talentosa em Japeri e o seguimento merece sim ser olhado com atenção. O primeiro passo para mudar o que não está funcionando é ouvi-los e, então, trabalhar em cima das demandas apresentadas”, declarou a gestora, ao lado da secretária da Pasta, Rita de Cássia.
Um novo encontro está agendado para acontecer neste sábado (23), na modalidade virtual às 10h. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: culturajaperi@gmail.com.
COMENTÁRIOS