Fernanda Ontiveiros (PDT), primeira mulher eleita prefeita no município, colocou o advogado Francisco Nacélio será o chefe das pastas de Adm...
Fernanda Ontiveiros (PDT), primeira mulher eleita prefeita no município, colocou o advogado Francisco Nacélio será o chefe das pastas de Administração; Saúde; Orçamento e Gestão de Recursos; Urbanismo e Habitação; e Meio Ambiente. Já a irmã, Caroline Ontiveiros, para comandar 33 escolas e 14 mil alunos.
JAPERI - A nova prefeita de Japeri, na Baixada Fluminense, Fernanda Ontiveiros (PDT), nomeou a irmã, Caroline Ontiveiros, para assumir a Secretaria de Educação do município.
Além de indicar a irmã para comandar uma rede de 33 escolas e mais de 14 mil alunos, Fernanda também deixou nas mãos do advogado Francisco Nacélio as pastas de Administração; Saúde; Orçamento e Gestão de Recursos; Urbanismo e Habitação; e Meio Ambiente.
A lista de nomeações conta ainda com outros aliados políticos indicados para comandar secretarias que fogem de suas áreas de atuação profissional.
Fernanda é a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita em Japeri e no dia da posse disse que sua equipe de secretários seria escolhida seguindo critérios técnicos.
"Trouxe para trabalhar conosco secretários técnicos porque esse foi um pedido popular. A população quando eu caminhei nas ruas e bairros, esse era um pedido. Que a gente trouxesse pessoas que pudessem desenvolver projetos", disse Fernanda Ontiveiros durante seu discurso de posse.
'Supersecretário'
Entre as nomeações polemicas, aparece o nome do advogado Francisco Nacélio da Silva (PCdoB), que foi escolhido para comandar cinco secretarias.
Na última eleição, ele foi candidato a vereador, mas não foi eleito, ficando com 434 votos.
Francisco está como titular da Secretaria de Governo, mas também será secretário interino das pastas de Administração; Saúde; Orçamento e Gestão de Recursos; Urbanismo e Habitação; e Meio Ambiente.
O advogado negou ao RJ2 que seria um ‘supersecretário’ municipal.
"Eu sou um colaborador do povo. não há acumulação de salários e nada que desvie ou seja contra a lei", disse.
Francisco também explicou por que aceitou ser responsável por um conjunto tão diversificado de assuntos, que vão de saúde ao meio ambiente.
"Sou formado em direito, mas ao ver o povo sofrendo como assim está, nenhum médico foi capaz de corresponder e atender e resolver os problemas que o povo está. Vim colaborar com todos os órgãos públicos", comentou Francisco.
Outras polêmicas
Para a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, a prefeita nomeou o comunicador Rogério Santana da Silva, que já teve passagem pela gestão pública, quando foi secretário de Assistência Social, em Mesquita, também na Baixada Fluminense.
Rogério foi denunciado pelo Ministério Público em 2018 por envolvimento em um esquema de desvio de R$ 4 milhões em verbas federais que foram usadas para o pagamento de servidores.
Outra escolha que parece não obedecer o critério técnico anunciado pela prefeita na posse foi a de Jorge Dantas (PDT), que também perdeu a eleição para vereador.
Jorge é técnico em contabilidade, mas vai assumir a Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
A nomeação do novo procurador geral do município também levantou questionamentos em Japeri. Fernanda Ontiveiros escolheu para o cargo o advogado Jorge Azevedo Viana Dória.
Ele é casado com Maria Lúcia Azevedo Viana Dória, a nova presidente do Instituto de Servidores Públicos de Japeri (Previ Japeri).
Já o vice-prefeito de Japeri, Carlos Roberto Januário (Podemos), vai acumular o cargo de secretário de Obras e Serviços Públicos.
Prefeita não quis comentar
A equipe do RJ2 esteve na sede da Prefeitura de Japeri para tentar uma entrevista com a prefeita, que apesar de estar no gabinete, não quis falar.
Via: G1
COMENTÁRIOS