O Programa Limpa-Rio chegou ao bairro Primavera nesta sexta-feira (22). Atividades no município devem durar dois meses JAPERI - Os morador...
O Programa Limpa-Rio chegou ao bairro Primavera nesta sexta-feira (22). Atividades no município devem durar dois meses
Rico em recursos hídricos e com rios que fazem parte da bacia do Rio Guandu, o município deve contar com a ação dos equipamentos do Inea por cerca de 60 dias. Só o Rio Teófilo Cunha receberá cerca de 2,2 quilômetros de intervenções com o objetivo de melhorar o escoamento das águas e diminuir os impactos como transbordamentos e alagamentos em dias de chuvas fortes.
Estiveram presentes no início das atividades o presidente do Inea, Philipe Campello; a prefeita Drª. Fernanda Ontiveros; o vice-prefeito e secretário de Obras, Carlos Januário; os secretários municipais de Meio Ambiente, Francisco Nacélio, e de Defesa Civil, Paulo Roberto Delgado, além de vereadores da cidade.
A expectativa inicial é retirar 14 mil metros de sedimentos e destiná-los ao descarte ambiental adequado. O presidente do Inea, Philipe Campello, destacou a importância das atividades na prevenção a desastres naturais. “Estamos desde o fim do ano passado atuando em diversos municípios com o objetivo de agir de forma preventiva e evitar o impacto das fortes chuvas nessas regiões. É uma satisfação atender ao pedido da Prefeitura de Japeri”, declarou.
A prefeita Drª. Fernanda Ontiveros falou sobre o início da ação e ressaltou a importância da colaboração da população na manutenção da medida. “A limpeza dos rios é fundamental para evitarmos alagamentos, por exemplo. Mas para isso precisamos do apoio da população evitando, por exemplo, jogar lixo nos rios. Juntos, poder público e sociedade civil, vamos transformar a realidade do nosso município”, enfatizou a gestora.
O secretário municipal interino do Ambiente, Francisco Nacélio, esteve no local e ressaltou a importância da ação. “Historicamente o município sofre muito com os alagamentos dos rios. A população sofre, as casas são inundadas e muitas famílias perdem tudo. Esta ação visa diminuir os impactos causados pelas chuvas e evitar, consequentemente, que haja prejuízo aos moradores”, disse.
Para a população, o sentimento é de gratidão. Moradora do bairro Primavera, Ivanir Barbosa, conta que ter uma gestão se importa com as necessidades do povo é fundamental. “Fico muito feliz. É muito bom ver uma prefeita que faz questão de vir acompanhar esse tipo de serviço. Não tínhamos isso aqui em Japeri antigamente. Como moradora do município eu só tenho a agradecer. Finalmente temos alguém que, de fato, olha pelas nossas causas”, declarou a aposentada.
COMENTÁRIOS