Problema afeta os ramais de Saracuruna e Santa Cruz. Até segunda-feira, extensão até Guapimirim estará suspensa para verificação de degradaç...
Problema afeta os ramais de Saracuruna e Santa Cruz. Até segunda-feira, extensão até Guapimirim estará suspensa para verificação de degradação da estrutura de pontes.
Passageiros da Supervia dos ramais de Santa Cruz e Saracuruna voltaram a enfrentar atrasos e intervalos irregulares nas viagens na manhã desta sexta-feira (9). O motivo é o roubo de cabos, que já virou rotina para as pessoas que dependem do transporte.
Só esse ano, já foram roubados 7,1 quilômetros de fiação, quantidade superior a todo o ano passado, quando foram registrados furto de 6,1 quilômetros de cabos.
Nesta sexta-feira (9), a operação era feita por rádio e os trens têm de aguardar nas estações a autorização para circular, devido ao furto de cabos entre vários trechos entre Central e Gramacho e no ramal de Santa Cruz.
Cabos Furtados
2021 - 7,1 quilômetros
2020 - 6,1 quilômetros
2019 - 5,1 quilômetros
Extensão até Guapimirim suspensa
Além do problema de furtos de cabos, até a próxima segunda-feira (12), por medida de segurança a extensão até Guapimirim (do ramal de Saracuruna) estará suspensa. Segundo a Supervia, em função das fortes chuvas naquela região nos últimos dias, uma vistoria técnica verificou problemas estruturais em três pontes da extensão.
Será feita uma avaliação da situação e na segunda-feira, os passageiros serão informados pelos sistemas de áudio das estações e pelo site do retorno ou não do funcionamento do trecho entre Saracuruna e Guapimirim a partir de terça-feira (13).
Segundo a Supervia, já havia um planejamento para reforçar a estrutura das pontes, que seria realizado gradativamente. Mas a situação se agravou com a chuva dos últimos dias.
Problema recorrente
Desde o fim de março, o problema vem se agravando. Na segunda-feira (5), os passageiros encontraram atrasos e intervalos irregulares em todos os ramais. No dia 24 de março, o furto de cabos alterou a circulação no ramal de Japeri pelo terceiro dia consecutivo.
De acordo com levantamento feito pela Supervia, os furtos de cabos vêm aumentando a cada ano. Em 2021, de 25 de março até 1º de abril, foram constatados dez furtos, que prejudicaram a operação dos trens, principalmente no ramal de Japeri.
Via G1
COMENTÁRIOS