A vacinação das gestantes e puérperas - mulheres com até 45 dias após parto - de qualquer idade, com alguma comorbidade, foi iniciada já nes...
A vacinação das gestantes e puérperas - mulheres com até 45 dias após parto - de qualquer idade, com alguma comorbidade, foi iniciada já nesta segunda (3). Profissionais da educação com 50 anos ou mais, também com comorbidade, poderão se vacinar a partir de terça (4).
JAPERI - Gestantes e profissionais da educação foram incluídos nesta segunda-feira (3) na campanha de vacinação contra a Covid em Japeri, na Baixada Fluminense. A vacinação de gestantes ou puérperas - mulheres com até 45 dias após parto - de qualquer idade, com comorbidade, foi iniciada já nesta segunda.
Os profissionais da educação da rede pública e privada com 50 anos ou mais, também com comorbidade, poderão se vacinar a partir desta terça (4), exclusivamente na Academia da Saúde, na rua Francisco Russo, no bairro Areal - Engenheiro Pedreira.
Os educadores devem retirar suas declarações nas unidades de educação em que estão lotados antes de comparecer ao posto de vacinação.
O município iniciou também nesta segunda (3) a imunização de pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes com 50 anos ou mais.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), poderão se vacinar pacientes que apresentem as seguintes condições:
- diabetes mellitus;
- hipertensão arterial grave;
- doença pulmonar obstrutiva crônica;
- doença renal;
- doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
- indivíduos transplantados de órgão sólido;
- anemia falciforme;
- câncer;
- obesidade grave;
- deficiência física, auditiva, mental, visual e intelectual;
- transtorno do espectro autista, entre outros.
Gestantes e profissionais da educação com comorbidade são incluídos na vacinação contra a Covid em Japeri, na Baixada Fluminense — Foto: Foto: Felipe de Bragança/ Secom Japeri
Documentação para se vacinar
No caso das pessoas com comorbidade, para receber a vacina é necessário apresentar original e cópia da última prescrição/ receita ou atestado/ recomendação médica que comprove a comorbidade. Especificamente nos casos dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar a patologia apresentando cópia da última receita nominal prescrita pelo médico.
No caso de pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário médico ou outro documento que comprove a condição.
Profissionais de saúde em atividade, idosos com 60 anos ou mais, agentes de segurança e salvamento e pessoas com segunda dose agendada continuam sendo imunizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.
Para serem vacinados, todos os trabalhadores devem estar na ativa e apresentar, além dos documentos básicos de identificação (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência), comprovantes de vínculo empregatício atual, como contracheque ou declaração assinada pelo estabelecimento em que atuam.
Agendamento de idosos acamados on-line
Para contemplar idosos acamados, a Secretaria Municipal de Saúde de Japeri (Semus) oferece um sistema de agendamento online: basta preencher um formulário online (disponível nas redes sociais da prefeitura) para receber uma das equipes de imunização em casa.
Pontos de vacinação na cidade:
- Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá - Engenheiro Pedreira)
- Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros s/nº - Centro de Japeri)
- USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia – Engenheiro Pedreira)
- USF Delamare (Rua Pinaré, s/nº - Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)
- Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal - Engenheiro Pedreira).
- USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº - Vil,a Central – Engenheiro Pedreira)
- USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).
Via: G1
COMENTÁRIOS