SAÚDE - As prefeituras de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Seropédica, Japeri, Itaboraí, São João de Meriti, Magé e Volta Redonda anunciaram q...
SAÚDE - As prefeituras de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Seropédica, Japeri, Itaboraí, São João de Meriti, Magé e Volta Redonda anunciaram que vão antecipar a segunda dose da vacina AstraZeneca para oito semanas. O intervalo regular entre as duas aplicações é de 12 semanas. A medida ocorre depois que a Secretaria estadual de Saúde autorizou as prefeituras a reduzir o intervalo.
Em Duque de Caxias, a segunda dose antecipada da vacina AstraZeneca acontecerá entre os dias 14 e 17 de julho para todos que receberam a primeira dose até o dia 17 de maio. Japeri anunciou que a vacinação antecipada vai começar a partir desta quarta-feira, dia 14, para todos que receberam a primeira dose até o dia 17 de maio. É obrigatório apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação.
A Secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu e a Prefeitura de Itaboraí também vão realizar a antecipação da aplicação da segunda dose da AstraZeneca para oito semanas. Ambos os municípios estão finalizando os ajustes necessários no calendário de vacinação contra a Covid-19 para atender a nova permissão do estado.
A Secretaria de Saúde de São João de Meriti informou que aderiu a partir de 13 de julho à antecipação da segunda dose da AstraZeneca. Segundo a nota enviada pelo município, "quem tomou a vacina antes dessa data deve seguir com a data informada no cartão de vacinação". A secretaria também informou que a " vacinação da segunda dose somente é aplicada para pessoas que tomaram a primeira dose no município". Há um total de 33,485 doses do imunizante da AstraZeneca já separados no município para a dose de reforço.
A Prefeitura de Magé também informou que fará a antecipação da segunda dose da AstraZeneca. Lá, não é exigido comprovante de residência para aplicação da primeira dose. Quem se imunizar na cidade, porém, não será obrigado a se imunizar mais cedo do que as 12 semanas previstas anteriormente. De acordo com a prefeitura, "será uma permissão".
Volta Redonda também fará a antecipação. "A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), antecipou a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca (Oxford) para vacinados com a primeira dose até 02/05/2021. A medida começou a valer nesta quarta-feira, dia 14, nas unidades de saúde — exceto nos polos Covid dos bairros: 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande. O horário de vacinação é das 8h às 16h".
Já a Prefeitura de Niterói informou que não fará a antecipação: "como não há previsão de antecipação de remessas da AstraZeneca, o município não vai adiantar a segunda dose da imunização contra a Covid-19. O objetivo é que não ocorra falta da vacina para os moradores de Niterói". A prefeitura também informo que, segundo pesquisas da Fiocruz, "a vacina demonstra uma proteção significativa já com a primeira dose. Além disso, a Astrazeneca apresenta a produção de uma boa resposta imunológica quando as duas doses são aplicadas em intervalos de 12 semanas".
A redução do intervalo visa acelerar a imunização completa da população, em um momento em que o país já tem 16 casos confirmados da variante Delta, sendo três no Estado do Rio. Esta nova cepa é considerada mais transmissível. A decisão do governo do estado, no entanto, é apenas uma recomendação, já que cada prefeitura tem autonomia para definir as regras da sua campanha de imunização.
Os municípios do Rio de Janeiro, de Mesquita e de São Gonçalo informaram que não vão antecipar, até o momento, o intervalo de vacinação com este imunizante. Niterói e Belford Roxo estão estudando se vão alterar o cronograma com a antecipação.
Em Maricá e Tanguá, a vacinação vai permanecer como o programado. Ambas as secretarias de saúde afirmaram que não receberam ainda orientação para agir diferente por parte do Ministério da Saúde e vão continuar seguindo a bula da AstraZeneca e a orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI), que seria a aplicação da segunda dose entre oito e 12 semanas.
Até o momento, Campos dos Goytacazes, Guapimirim, Itaguaí, Nilópolis, Paracambi e Queimados não se posicionaram a respeito da antecipação da segunda dose.
Via: Jornal Extra
COMENTÁRIOS