Estação de Tratamento de Água da Cedae é totalmente automatizada e trata até 150 litros de água por segundo A cidade de Japeri tem um grande...
Estação de Tratamento de Água da Cedae é totalmente automatizada e trata até 150 litros de água por segundo
A cidade de Japeri tem um grande motivo para comemorar: o aumento da oferta de água já é realidade no município da Baixada Fluminense após o início da operação do novo sistema de abastecimento da Cedae. Com capacidade para tratar até 150 litros de água por segundo (l/s), a Estação de Tratamento está operando com vazão aproximada de 106 l/s, o que significa um aumento de 9,1 milhões de litros de água para a cidade diariamente.
A unidade beneficia mais de 100 mil pessoas nos bairros de Nova Belém, Chacrinha, Lagoa do Sapo, São Jorge, Centro, Grota, Engenheiro Pedreira, Rio D’Ouro, Jardim Marajoara e Pedra Lisa.
Além da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), as obras incluíram a instalação de uma elevatória de água tratada - responsável pelo bombeamento de água da estação até o tronco distribuidor. Outras intervenções foram a implantação de adutora de 947 metros, além de 2,1 quilômetros de redes de abastecimento para atender a região.
O volume de água ofertada ao município será expandido em breve, chegando aos 150 l/s, com a conclusão do assentamento das redes de distribuição que está sendo realizado pela concessionária Águas do Rio.
“A Estação já está operando e entregando água à população de Japeri. Além disso, é totalmente automatizada, a segunda da Cedae neste padrão – a primeira foi inaugurada ano passado, em Duque de Caxias. Todas as próximas estações serão assim e, as que ainda não são, virão a ser. O município de Japeri vai passar a ter mais água com a qualidade da Cedae, por meio da nossa parceria com a Águas do Rio, que vai ampliar o atendimento na cidade”, destacou o diretor-presidente da Cedae, Leonardo Soares.
Tecnologia no tratamento da água
A ETA Japeri opera de forma automatizada, com tecnologia capaz de monitorar, em tempo real, as etapas do tratamento de água. Os dados são controlados on-line pelos operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) da ETA.
A automação oferece informações sobre vazões e pressões, além de possibilitar aos técnicos o acionamento de válvulas, comportas e motores remotamente. Por meio de telas gráficas, o software mostra as leituras e os parâmetros das atividades da estação, permitindo o acompanhamento frequente das estruturas.
COMENTÁRIOS