“Feste-Já” ainda terá mais três dias de programação gratuita com espetáculos infantis e adultos JAPERI - Pela primeira vez em 31 anos, Jap...
“Feste-Já” ainda terá mais três dias de programação gratuita com espetáculos infantis e adultos
JAPERI - Pela primeira vez em 31 anos, Japeri recebe um festival de teatro. O ‘Feste-Já’, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Cia. japeriense Grupo Código e o Projeto Intercâmbio, da UNIRIO, começou nesta quinta-feira (22 de Setembro) na Quadra Poliesportiva do bairro Nova Belém. O evento vai até o próximo domingo (25 de Setembro).
Neste primeiro dia, a plateia foi infantil. As crianças das Escolas Municipais Aristides Arruda e Frei Maurício Viann; e do Colégio Cenecista Professora Lina Monte Mor deram muitas risadas com o espetáculo ‘Neca Popstar’, da Trupe Sol sem Dó, de Duque de Caxias. Em seguida acompanharam o espetáculo ‘Reza pras águas’, que é feito com marionetes e interpretado pela atriz japeriense Gaia Patrícia. A última atração da noite foi o espetáculo ‘Eu, Romeu’, da Cia. Adorável, de Guapimirim.
Juliana França é atriz japeriense e está no Grupo Código há 17 anos. Ela conta que participar do primeiro festival de teatro na cidade é uma realização muito importante. “Para nós do Grupo Código é um marco. Uma realização e reconhecimento dos artistas e agentes culturais do município. Estou há 17 anos trabalhando com teatro em Japeri e é a primeira vez que vejo um festival de teatro. Primeira vez que tenho a oportunidade de mostrar o meu trabalho dentro do município que moro”, disse.
Já Lara Vieira Mota, de 12 anos, gostou muito das atrações. Aluna do Colégio Cenecista Professora Lina Monte Mor, ela disse que ama teatro, e que sua peça favorita é ‘Romeu e Julieta’, do consagrado dramaturgo William Shakespeare. “Eu gosto muito de teatro e amo Romeu e Julieta. Estou amando ver as peças, que podiam acontecer sempre aqui na nossa cidade, pois é muito, muito bom”, relata.
Para o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga, um evento como esse promove a inclusão cultural para pessoas de todas as idades. “É uma oportunidade ímpar de darmos acesso ao teatro, a arte para os moradores e tudo forma gratuita. Nestes quatro dias teremos espetáculos para o público infantil e adulto, com oficinas e rodas de conversa, onde exploraremos mais sobre a importância do teatro para a sociedade.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS