A demanda vem da oferta de exame ginecológico e atendimento com o clínico JAPERI - Nesta segunda-feira (19 de Setembro), o Programa Mobiliza...
A demanda vem da oferta de exame ginecológico e atendimento com o clínico
JAPERI - Nesta segunda-feira (19 de Setembro), o Programa Mobilização da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Japeri, atendeu mais de 200 pessoas. As equipes estiveram presentes em dois pontos da cidade, na Academia da Saúde, no bairro Areal e na Rua Dedo de Deus, no bairro Alecrim, onde as equipes realizaram, vacinação contra a covid-19 e influenza (gripe), testes rápidos de HIV, de sífilis, de hepatites, verificação de pressão arterial.
Wagner Costa de 39 anos e a esposa aproveitaram bem os atendimentos. Além de se consultarem com o clínico geral, realizaram todos os testes disponíveis. “Acho importante essa mobilização porque desobstrui as unidades de saúde. Ela facilita o acesso dos moradores dos locais mais distantes aos serviços essenciais para a comunidade”, contou o morador do bairro Primavera.
Somente no no Areal foram 157 pessoas atendidas e 61 no Alecrim. A moradora do bairro Santa Branca, Sônia Maria de 68 anos, participou de uma sessão de auriculoterapia e levou seu vizinho com deficiência visual para ser atendido pelo clínico geral.
Para ela, a descentralização é muito importante. “Os postos de saúde ficam distantes do nosso bairro. E poder trazer meu vizinho ao clínico foi uma oportunidade que facilitou nossa mobilidade por ele ser uma pessoa com deficiência visual”.
Segundo a administradora da Academia da Saúde, Fabiana Oliveira a presença do clínico geral e a coleta de preventivos, levou mais público ao evento. Pois esses atendimentos não ocorrem na Academia, sendo do local as especialidades de psicologia e nutrição.
Além dos atendimentos primários como a sessão de auriculoterapia, a ação de hoje também apresentou aula de pilates.
Na quarta-feira (21 de Setembro), as equipes estarão na Rua Cirene Morais Costa, em Nova Belém e retornam nas próximas semanas com a mobilização no Alecrim dia (26 de Setembro) na Rua dos Órgãos e dia (28 de Setembro) na Quadra do Laranjal, no Santa Amélia.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS