O evento é gratuito e aberto ao público JAPERI - Uma onda musical vai invadir a Escola Municipal da Pedra Lisa, nesta sexta-feira (07 de ou...
O evento é gratuito e aberto ao público
JAPERI - Uma onda musical vai invadir a Escola Municipal da Pedra Lisa, nesta sexta-feira (07 de outubro), a partir das 15h. É que os alunos da turma de canto coral, do quinto ano, terão a oportunidade de mostrar aos pais e responsáveis o que aprenderam nas aulas. A apresentação junto à Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), faz parte do projeto “Conexão Musical”, que leva aprimoramento técnico aos estudantes da Baixada Fluminense.
A iniciativa chegou à Japeri por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Cultura. As aulas estão acontecendo desde agosto e vão até novembro deste ano. Lá, os jovens têm a oportunidade de conhecer a música orquestral e aprimorar elementos e práticas do universo sinfônico com os professores e músicos da OSB. Eles participam de residências pedagógicas, masterclasses, oficinas, entre outras atividades.
Para a gestora da E.M Pedra Lisa, Elizangela Carvalho, é importante que os pais estejam presentes e apoiem os eventos pedagógicos como forma de incentivo aos adolescentes. “A educação e arte andam juntas para construir um futuro de esperança aos alunos. Quem sabe daqui não saiam grandes talentos que possam representar o Brasil futuramente?”, contou a gestora.
As escolas do município que recebem asaulas são: Escola Municipal Frei Maurício Viann, Escola Municipal CarlosAlberto Pereira dos Santos e Escola Municipal Pedro Lisa. Paraministrar as classes de coral, foram selecionados profissionais que já atuam emJaperi, a ideia é valorizar os talentos locais.
Projeto
O Conexões Musicais é realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.
A OSB é composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros e contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS