Objetivo é enfatizar a prevenção e ampliar os atendimentos no município JAPERI - “Fico muito feliz em ver que um equipamento público presta...
Objetivo é enfatizar a prevenção e ampliar os atendimentos no município
JAPERI - “Fico muito feliz em ver que um equipamento público presta um serviço de qualidade para os moradores. Atendimento humanizado e com muito cuidado com as pacientes”. Essas são as palavras de Débora Arantes, de 35 anos, moradora do bairro Nova Belém. Ela, que está grávida de sete meses da Hadassa, é uma das pacientes do pré-natal na Casa da Mulher do município, que durante todo o mês de Outubro está intensificando os atendimentos aos serviços oferecidos na unidade.
Além do pré-natal, oferecido também para gestantes com gravidez de alto risco, a Casa da Mulher oferece mastologista, nutricionista, angiologista (com encaminhamento), nutricionista, marcações de exames preventivos, psicóloga (com encaminhamento), testes para HIV, Sífilis e Hepatites, além da pesagem para o Auxílio Brasil, exclusivo para mulheres grávidas.
A administradora da unidade, Janete Firmino Rodrigues, explica que a procura pelos atendimentos aumentou durante o mês dedicado à luta contra o câncer e que por conta disso, a equipe recebeu mais um enfermeiro para realizar os testes rápidos.
“Tivemos uma procura muito grande durante esse mês de outubro. Isso fez com que precisássemos ter mais um enfermeiro na unidade para realizar os testes rápidos, o que fez com os atendimentos fossem ampliados para todos os dias”, disse.
Agora, Débora sabe que pode contar com um lugar dentro do município para cuidar da Hadassa desde o ventre.
“É muito bom ter um equipamento como esse a disposição. A Hadassa está sendo bem cuidada desde a barriga. Como mãe, é maravilhoso ver e participar disso tudo”, completou a gestante.
Qual é a importância do Papanicolau?
Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau (preventivo) indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.
A Casa da Mulher fica na Rua Leni Ferreira, 230 (ao lado da Casa & Vídeo). Para conseguir as consultas basta ir munida de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS atualizado. Os atendimentos começam a partir das 8h.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS