Iniciativa faz com que os adolescentes comecem se familiarizar com a didática do ensino médio JAPERI - O avanço da tecnologia está tornando...
Iniciativa faz com que os adolescentes comecem se familiarizar com a didática do ensino médio
JAPERI - O avanço da tecnologia está tornando o mercado de trabalho cada vez mais exigente para os jovens. Por conta disto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu uma parceria, junto ao Colégio Estadual Armando Dias, que oferece aulas de robótica para os alunos do 9º ano da Rede Municipal. 964 matriculados estão participando do projeto.
O curso tem o objetivo de ser a porta de entrada dos adolescentes para o ensino médio e, consequentemente, o curso superior. Além de aproximá-los da tecnologia, a proposta da Semed é estimular os estudantes na escolha do C.E. Armando Dias como a primeira opção na hora da matrícula. Uma vez que a unidade é de ensino integral e possui um equipamento moderno e sofisticado.
As aulas acontecem às quintas-feiras, das 13h às 15h, e são ministradas pela coordenadora dos anos finais na Semed, Érika Cabral e pela coordenadora da Educação de Jovens e Adultos – EJA, Renata Russo.
Na parceria, o Colégio fornece a ‘Sala Maker’. O espaço é estruturado com equipamentos como: cadeira gamer, impressora 3D, notebook, TV, difusor de luz para ensaio fotográfico, retroprojetor, display LCD, entre outras novidades. Em contrapartida, a professora da Rede Municipal, Érika, ministra aulas de robótica para as turmas do ensino médio e fundamental.
Funcionamento de um circuito elétrico, ligar e desligar um led, mandar a programação para a placa estão entre as atividades que os alunos aprendem em sala. Lá eles misturam teoria e prática e ao final são avaliados pela professora da disciplina.
Foram selecionados cinco alunos do 9º ano de cada unidade escolar para dar início ao projeto. A cada semana os estudantes participam das aulas em forma de rodízio, de acordo com o número específico de vagas disponibilizadas pelo Colégio. A ideia é que todas as escolas da Rede Municipal sejam atendidas.
“Ainda não escolhi a minha profissão, mas já sei que será algo que envolve a tecnologia. Estou amando mexer com isso. Embora eu saiba usar o celular e computador, fico feliz em aprender o fundamento dos materiais elétricos”, contou o aluno da E.M Ary Schiavo, Marcos Vinicius, de 15 anos.
Diferente dele, a colega de turma, Thabata Nascimento, de 15 anos, já escolheu a carreira que irá seguir: “bombeiro”, respondeu ela. A estudante acrescentou, ainda, a importância da robótica para o mercado de trabalho: “Às vezes arrumamos um emprego e não nos adaptamos porque conhecemos os aparelhos tecnológicos apenas de forma superficial. Aqui temos a oportunidade de aprender a base”, expressou.
Aulas
De acordo com a professora Érika, a robótica está presente em quase todas as tarefas do cotidiano. “Algo que parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Os estudos nas escolas sobre física precisam se atualizar. Uma vez que vivemos uma era completamente digital. Nossos alunos precisam conhecer o processo de como acender um Led, por exemplo. Eles são o futuro e precisam estar caminhando lado a lado com as inovações técnicas”, concluiu a professora.
Vale lembrar que o período de renovação de matrícula dos alunos que desejam permanecer no mesmo turno ou curso vai do dia três ao dia dez de novembro. E o prazo dos alunos que desejam mudar de turno ou curso vai do dia 11 ao dia 16 de novembro. Mais informações pelo link.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS