Evento vai reunir os principais grupos culturais da cidade JAPERI - Não é novidade que o município de Japeri tem grande presença cultural. A...
Evento vai reunir os principais grupos culturais da cidade
JAPERI - Não é novidade que o município de Japeri tem grande presença cultural. A prova disto é que a cidade é um celeiro de talentos, como artistas plásticos, cantores, dançarinos, atores, entre outros. E para comemorar o Dia Municipal da Cultura de Japeri, que foi instituído pela Lei 1.292/2014, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) vai organizar uma grande festividade. A data é celebrada no dia 8 de novembro. Mas a festa na cidade será no próximo sábado (12), das 9h às 17h, na Feira de Engenheiro Pedreira.
Entre as atrações do evento estarão a Orquestra Jovem, que é realizada em parceria com a Secult e também a orquestra do Instituto Pastor Augustinho Valério de Souza, que é uma das instituições contempladas pela Lei Aldir Blanc em 2021.
Pelo palco do evento passarão apresentações artísticas e culturais como dança, música, capoeira, moda, audiovisual e carnaval. O espaço abrigará também exposições do artesanato local, da cultura alimentar, de artes visuais, oficinas e pintura facial para as crianças. O encerramento das comemorações ficará por conta de representantes do carnaval da cidade.
Vale lembrar que no último sábado (05) aconteceu a quarta reunião com os agentes culturais do Carnaval, no Centro Cultural. De acordo com a Secult, o objetivo desses encontros é reunir pessoas, blocos e movimentos para revalorizar a manifestação cultural na cidade.
Segundo o Secretário da Pasta, Jorge Dantas, atualmente o município possui, aproximadamente, trezentos e quarenta agentes culturais cadastrados e mais de 40 grupos, instituições e coletivos culturais. “Aqui é um verdadeiro celeiro de arte. A data comemorativa é um panorama do que se tem produzido em Japeri”, disse o Secretário.
De Japeri para o mundo
Juliana França, de 32 anos, é munícipe e está representando a cultura local em Los Angeles com o espetáculo “Depois do silêncio” de Christiane Jatahy. A atriz integra o Grupo Código, uma organização que atua há mais de 17 anos na cidade.
Confira a programação completa pelo link.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS