Unidade tem classificação de média complexidade e realiza uma média de mais 6 mil atendimentos/mês JAPERI - A Policlínica Itália Franco “não...
Unidade tem classificação de média complexidade e realiza uma média de mais 6 mil atendimentos/mês
JAPERI - A Policlínica Itália Franco “não existe mais”, só que por um bom motivo. A Prefeitura conseguiu com o Estado mudar sua nomenclatura para Hospital Municipal de Japeri ampliando sua capacidade, com uma média de mais de 6 mil atendimentos/mês. São 25 novos leitos, sendo quatro de emergência vermelha, ambulatório para ortopedia e um consultório para pediatra. São pelo menos 70 internações mensais, o que não existia.
Com a capacidade de internação de média complexidade, o HMJ Japeri consegue tratar seus pacientes dentro da própria unidade. Só havendo transferência nos casos de tratamento de alta complexidade. A busca por leitos é resolvida entre o Núcleo Interno de Regulação (NIR) junto ao Centro Estadual de Regulação (CER), que informa a existência da vaga.
Tudo isso só está sendo possível porque em março deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde firmou convênio com o Governo do Estado, que colocou a unidade no Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI). Com isto, recebe repasses de recursos para o Fundo Municipal da Saúde que são utilizados no investimento e/ou custeio de reformas para aprimorar a qualidade e capacidade de atendimentos de hospitais geridos pelo SUS.
Média Complexidade
“Fazer da Policlínica um hospital de média complexidade nos deu a chance de ampliar os atendimentos e levar novos serviços. Só o fato de conseguirmos realizar internações dentro de Japeri já é uma vitória muito grande, pois o paciente não precisa mais entrar numa fila de espera para conseguir ser internado. Além disso, conseguimos implantar o consultório de pediatria com uma média de 1.200 atendimentos”, explicou a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso.
Ela falou ainda das salas de medicação infantil, adulto e da ortopedia, que estão funcionando todos os dias, das 7h às 19h, com mais de 600 atendimentos por mês. Lembrou da Sala Lilás, um ambulatório direcionado a pessoas vítimas de abuso.
Via: PMJ
COMENTÁRIOS