Pelo menos oito pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (15/02), durante a Operação Ligação Direta da Polícia Civil contra uma org...
Pelo menos oito pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (15/02), durante a Operação Ligação Direta da Polícia Civil contra uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de iPhones. A ação visa cumprir 19 mandados de prisão na Baixada Fluminense, capital e Região dos Lagos. Dois dos alvos já estavam encarcerados.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Especializada da Capital, após denúncias feitas pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio. Na Baixada Fluminense, os agentes buscam envolvidos no crime nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Japeri, Nova Iguaçu e Mesquita.
Segundo as investigações, os assaltantes agiam no Centro do Rio e subtraíam cerca de 160 aparelhos por mês.
Segundo a denúncia, os criminosos anunciavam os celulares em um site de compras e marcavam o encontro para a venda em pontos movimentados da cidade, como em estações de metrô no Centro do Rio. No local, entregavam o aparelho com notas fiscais falsas e fechavam o negócio.
Os equipamentos, no entanto, além de falsificados, eram entregues bloqueados ao comprador. Quando a vítima se dava conta do golpe, já não conseguiam mais contato com o grupo.
“Ao comprar um celular sem nota fiscal, de procedência duvidosa, o cidadão pode estar cometendo o crime de receptação. Esse tipo de compra, que parece vantajosa pelo preço abaixo do praticado no mercado, alimenta toda uma cadeia criminosa e pode ter custado a vida de uma vítima”, alerta o delegado Deoclécio Assis, titular da 5ª DP (Mem de Sá).
“Fuja de sites duvidosos e perfis desconhecidos em redes sociais. Compre sempre em lojas confiáveis, com nota fiscal legal e garantia de procedência lícita”, recomendou o titular da 5ª DP. “E se for vítima de roubo ou furto, procure sempre a delegacia, para que o crime seja investigado e os autores sejam identificados e responsabilizados”, emendou.
Por Notícias de Mesquita
COMENTÁRIOS