A história da cidade será contará na Intendente Magalhães Com uma disputa acirrada, cheia de histórias e muita animação, o samba enredo em h...
A história da cidade será contará na Intendente Magalhães
Com uma disputa acirrada, cheia de histórias e muita animação, o samba enredo em homenagem a Japeri para o carnaval 2024 foi escolhido. A grande final aconteceu neste domingo (8), na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Uva (GRES), em Nova Iguaçu. O samba 99, que tem oito compositores, foi o grande campeão e terá a oportunidade de celebrar a história da cidade na Intendente Magalhães.
A trilha sonora do enredo “Dos trilhos do passado a Um Novo Tempo: Japeri!”, que versa sobre a trajetória do município, como sua criação, emancipação, atrativos turísticos e a chegada de ‘Um novo tempo’, inspirou a criação de dezenas de sambas, que disputaram um lugar na final ao longo dos últimos meses.
A tão sonhada Final de Samba reuniu seis grupos: Samba 77, Samba 13, Samba 99, Samba 2 & 9, Samba 44 e Samba 30 & 1. O evento deste domingo também ficou marcado pela comemoração dos aniversários do Presidente da Império da Uva, Hugo Rodrigues, e do Presidente de Honra da agremiação, Hernalton Portuga.
A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, destacou que o município merece ser celebrado em um momento tão especial como o carnaval carioca. “A história da nossa cidade é muito rica. Nasci e cresci em Japeri, então conheço muito bem as características e qualidades que fazem do nosso município um lugar espetacular, repleto de pessoas trabalhadoras e gentis. Ver Japeri sendo cantada e apresentada na Avenida no carnaval de 2024 será um marco na nossa trajetória. Gostaria de parabenizar todos os compositores que homenagearam a minha cidade e agradecer a diretoria da Império da Uva pela parceria”, disse a gestora.
Para o presidente administrativo da Império da Uva, Hugo Rodrigues, a oportunidade de homenagear Japeri será uma honra para a agremiação, que é pioneira em falar dos municípios da Baixada Fluminense. “Japeri é una cidade muito rica, cheia de luta e de cultura. E ter pela primeira vez na sua história uma mulher prefeita, que está transformando a cidade, nos fez querer prestar essa homenagem”, pontuou.
Já para o Presidente de Honra, Hernalton Portuga, o desfile do próximo ano será histórico para a cidade de Japeri e para a Escola de Samba iguaçuana. “Tenho certeza que com muita garra e alegria, Japeri nos ajudará a realizar o grande sonho de desfilar na Sapucaí”, projetou.
Diversas autoridades de Japeri prestigiaram o evento deste domingo, como os secretários municipais Jorge Braga Jr., José Maurício, Valéria Carla, Andréia Brito e Andrea Guimarães, dos subsecretários Daniela Beliago, Tatiana Soares e Alex Santos, além do presidente da Império Serrano Flávio França e do presidente do Bloco Folia de Japeri Sérgio Santos.
Enredo do carnaval 2024
Compositores: Mauro Naval, Ali Gringo Jarb, Gylnei Bueno, Fernando de Lima, Franck Willian, J. Matias, TM, Leozinho Nunes
Vem meu amor pra festejar
A padroeira a nos abençoar
Império da Uva, eu sou Carmari
Dos trilhos do passado a um novo tempo Japeri Bis
O bandeirante chegou com o filho do caçador de esmeraldas
Rumo a Minas Gerais
Das fazendas à capela
No engenho nascem os canaviais
O Barão vira Marquês
Com o clamor da ferrovia
o progresso então se fez
Belém foi de Vassouras a depois Paracambi
Mudou de nome virou Japeri
Mas a cobiça veio contra os ideais
A ditadura acabou com a paz
Tempo passou o bem venceu o mal
Chegou a Dutra virou carnaval
Cinemas, futebol e brincadeira
Baixada é cultura brasileira Bis
Emancipação, à luz da emoção
Orgulho de uma cidade
Do trem 33 saudade se fez
Nos trilhos da felicidade
Mistura de povos, Shoping do artesão
Tem arte em exposição
De asas voar sobre as cachoeiras que você nos deu
São tantas belezas
Vai ter procissão, aos Santos nós vamos rogar
De verde e branco vou te exaltar
COMENTÁRIOS