O plenário da Câmara Municipal de Japeri foi palco, nesta segunda-feira (06), da 2° Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento ...
O plenário da Câmara Municipal de Japeri foi palco, nesta segunda-feira (06), da 2° Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Empresa MLaydner, contratada pela Prefeitura de Japeri.
Durante o encontro, o coordenador de projetos da empresa, Guilherme Rodrigues, apresentou o planejamento das ações que partiram de estudos técnicos relacionados à implantação, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, coleta e manejo de resíduos sólidos, assim como drenagem e manejo de águas pluviais.
A partir destes estudos foram traçadas ações e metas a serem atingidas. O Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, consiste no planejamento integrado do saneamento, considerando seus quatro componentes, sendo eles: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
O titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, explicou a importância dos planos. ”Eles trabalharão em conformidade com a lei. Com metas e planejamentos fundamentais para o desenvolvimento da cidade de forma ordenada, e a participação da população é primordial para que eles saibam o que está sendo feito para beneficiá- los", declarou.
Segundo a Analista Ambiental, Louise Novais, os planos são muitos importantes para o município. "Estamos elaborando o prognóstico que é muito importante para combater possíveis problemas de saúde pública, como enchentes, entre outros fatores climáticos. Seguindo esse plano vamos levar mais dignidade para a população", disse.
A primeira audiência pública foi realizada em novembro. Na ocasião, foram definidas as diretrizes para a prestação dos serviços no município, visando a melhoria da qualidade de vida, da saúde, da preservação dos recursos hídricos e do ambiente.
O evento contou com a participação da vice-presidente do Consórcio Centro Sul, Francine Ramanho, da Gerente Jurídica da Águas do Rio, Aline Felix, e da conselheira Municipal de Meio Ambiente, Marilene Vasconcelos. Além da representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.
COMENTÁRIOS