Com mais de mil procedimentos cirúrgicos realizados, o Castramóvel chegou a Praça Leni Ferreira, em Japeri, e já com grande procura, como ac...
Com mais de mil procedimentos cirúrgicos realizados, o Castramóvel chegou a Praça Leni Ferreira, em Japeri, e já com grande procura, como aconteceu durante os dois meses em que esteve sediado em Engenheiro Pedreira. As castrações em gatos e cães ajudam a reduzir o número de filhotes e previnem câncer de mamas, útero e ovários nas fêmeas. Já nos machos diminuem a probabilidade de problemas de próstata e do câncer de testículo.
O serviço itinerante é gratuito e só nesta segunda-feira (17), 45 animais passaram pela cirurgia. A região é a segunda a receber o Castramóvel, que antes passou pela Praça Vereador Wendel Coelho. Os moradores que quiserem castrar seus bichinhos devem se inscrever pelo número de WhatsApp (21) 96531-2007 e aguardar a data da cirurgia. Os atendimentos acontecem de segunda a quarta-feira, das 8h30 às 17h.
O veterinário Matheus Junger, especialista em oncologia, ressaltou a importância do procedimento. "A castração tem vários benefícios para o animal. Aumenta a longevidade, reduz a população, agressividade, marcação de territórios e a denominação de territórios que geralmente os machos possuem. Outro ponto mais importante do procedimento é a redução do risco de câncer nas cadelas, principalmente, o câncer de mama. O ideal, é esperar o primeiro cio e castrar depois deste processo. Desta forma, conseguimos reduzir bastante a chance de câncer e evitando outras doenças que podem ser causadas com a castração precoce", declarou Junger.
Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, trazer o Castramóvel para a Cidade foi uma questão de saúde pública. "A castração prolonga a vida do animal de um modo geral e faz o controle populacional, além de prevenir doenças. Os pets têm muita importância na vida das famílias e realizar este serviço de forma gratuita é uma das nossas melhores conquistas. O serviço móvel vai percorrer diversos bairros da cidade. O que ajuda muito aqueles que não tem condições para custear", enfatizou o secretário.
Moradores atendidos
A monitora escolar, Valéria Cristina, de 57 anos, e tutora do gato Bebezinho, ficou feliz por realizar o cadastramento. "Muita gente não tem condições de pagar um procedimento como este, é muito caro. Que bom que agora teremos a oportunidade de fazer aqui", comemorou a moradora do bairro Chacrinha.
A dona de casa, Laura Andréa Conjo de Negreiros, de 61 anos, levou sua cadela Lola para a castração. "Meu esposo compra ração em um estabelecimento em Engenheiro Pedreira e ficou sabendo da castração. Estou muito feliz. A equipe é nota 10, explica tudo direitinho para a gente", falou Laura.
A gari Miriam Sebastiana da Costa Aleixo, de 50 anos, também agendou o atendimento para seus animais. "Trouxe meus dois cachorros, Marlon e Faisca. Como vacinei eles, os veterinários não vão conseguir castrá-los hoje. Marcaram para o dia 03 de julho", disse Miriam.
COMENTÁRIOS