A programação da Semana do Meio Ambiente começou em Japeri com diversas ações educativas para diferentes públicos. O calendário de atividade...
A programação da Semana do Meio Ambiente começou em Japeri com diversas ações educativas para diferentes públicos. O calendário de atividades conta com palestras, doação de mudas, cadastro para coleta seletiva, palestra sobre “Restauração da Terra”, reciclagem itinerante, visita guiada para a Estação de Tratamento de Água Rio D’ouro, além de trilha ecológica para o Pico da Coragem. As ações fazem parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.
A abertura do evento, nesta segunda-feira (03), aconteceu nas Praças Vereador Wendel Coelho e Leni Ferreira, onde foram realizados a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, de panfletos de educação ambiental e cadastro para coleta seletiva. O objetivo do evento é promover a ampliação da consciência e educação ambiental da população com foco na preservação da biodiversidade e conservação dos recursos naturais.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem uma novidade nesta edição: a vacinação antirrábica, realizada pela Subsecretaria de Vigilância e Saúde. No total, foram disponibilizados cerca de 500 imunizantes destinados a cães e gatos com idade a partir de três meses de idade, inclusive animais que tenham passado por castração recentemente.
Segundo o titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, a iniciativa visa conscientizar a população para as questões ambientais. “Essas ações da semana do meio ambiente possibilitam o conhecimento, e ao mesmo tempo reforçam o zelo com o meio ambiente que visa proteger e preservar a natureza como um todo. Serão cinco dias de muitas atividades para todos os públicos, que incluem também os alunos da nossa rede municipal”, declarou Matheus.
População atendida
Durante o evento, as equipes da SEMADES estiveram presentes para dar orientações sobre o plantio e conservação das espécies. A aposentada Neli Maria Pires Monteiro, de 63 anos, passou pela praça e adquiriu uma muda de hortaliça. “Fiquei sabendo da mobilização da semana do meio ambiente agora. Aproveitei e peguei uma muda de cebolinha para plantar em casa”, disse a moradora do Jardim Willys. Quem também levou duas mudas para casa, foi a moradora do Guandu, Emi Franklin. ”Peguei mudas de jacarandá e castanheira para colocar no meu sítio. Tenho um espaço de mais de seis mil metros quadrados”, disse Emi.
No local, foram distribuídas mudas nativas da mata atlântica, como jacarandá roxo, burra leiteira, araçá do campo e castanha da praia, além de cebolinha, morango, boldo e melhoral.
Vacinação
A estudante Milena Domingues Paixão, de 23 anos, levou sua cadela para tomar a vacina antirrábica. "Olhei a postagem no Instagram e trouxe minha cachorra de três anos para tomar a vacina. Falei até com os meus vizinhos sobre a ação", declarou Milena.
Programação
Distribuição de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, Projeto de Horta Suspensa, educação ambiental e cadastro para a coleta seletiva
Local: Praças Vereador Wendel Coelho e Leni Ferreira
Data: 03/06/24
Horário: 9h às 12h
Reciclagem Itinerante: edição especial da semana do Meio Ambiente
Local: Escola Municipal Pedra Lisa
Data: 04/06/24
Horário: 10h às 14h
Passeio na Estação de Tratamento de Água Rio D’ouro, com alunos da rede municipal
Local: Estação de Tratamento de Água Rio D’ouro
Data: 05/06
Horário: 13h às 16h
Palestra sobre “Restauração da Terra”, desertificação e resiliência à seca”, com plantio de árvores com alunos do CIEP 401
Local: CIEP 401
Data: 06/06
Horário: 08 às 10h
Trilha Ecológica na APA Pico da Coragem
Local de encontro: praça do Colégio Municipal Ary Schiavo
Data: 07/06
Horário: 7h30 às 13h
COMENTÁRIOS