Uma manhã repleta de celebração, uma população com muitos motivos para comemorar e a Prefeitura realizando mais uma entrega de obras para o ...
Uma manhã repleta de celebração, uma população com muitos motivos para comemorar e a Prefeitura realizando mais uma entrega de obras para o povo japeriense. Foi assim que o sábado (15) começou na cidade, com a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Russo, em Engenheiro Pedreira, que vai atender 150 crianças e traz o nome da inspiradora empresária, numa homenagem por sua contribuição com o desenvolvimento local.
O empreendimento iniciado por gestões anteriores, estava abandonado há cerca de dez anos. As obras foram retomadas após uma longa negociação com o Governo Federal e foi entregue à população com muitos aplausos e depoimentos emocionados.
Segundo a secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, foi preciso fazer um grande esforço e desbravar o que impedia a continuidade do investimento. “Antes de olharmos como a creche está hoje, precisamos lembrar como ela era chamada, quem conhece a história sabe que era abandonada. Nós nos debruçamos sobre o processo e fomos atrás para recuperar. Já estava na justiça e com trabalho, dedicação e amor, revertemos e entregamos hoje um equipamento com acessibilidade, com dignidade para a nossa população. Agora vamos colocar a mobília e em pouco tempo já daremos início as aulas”, disse a gestora que relembrou ainda que outras unidades foram construídas e reestruturadas.
A Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros acompanhou a fala da secretária e declarou também as realizações para os servidores municipais e as ações diretas para a educação, como o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); criação do 14º salário; e as obras de infraestrutura, como exemplos de investimento, tanto nos equipamentos quanto nas pessoas. “Eu aprendi que não há escola sem professor e não há professor sem escola. Eles precisam estar juntos, construir juntos. A educação é libertadora e quero ver meu povo livre. Por isso, eu tenho muito orgulho de hoje inaugurar um equipamento que leva o nome da nossa querida Maria Luiza Russo, que sempre lutou por Japeri e que vai continuar viva em nossos corações. Eu quero agradecer a família e dizer que essa promessa eu fiz a ela, porque vi, quando tomamos um café, o tamanho do amor e do bem que ela queria para nossa amada Japeri”, disse a chefe do executivo.
Membros da família Russo receberam as homenagens e agradeceram a gestão municipal por imortalizar a matriarca da família numa unidade de ensino. “Ela foi e é uma mulher muito amada e lembrada por todos com muitas saudades. E, é com um desejo genuíno, que queremos que todas as crianças que passem por essa escola sejam felizes, que criem amiguinhos, comecem a sonhar e que lembrem com amor de suas memórias da primeira infância nessa escola, e principalmente, do nome Maria Luiza Russo”, disse Domenica, neta da homenageada, ao lado de seu pai Fabio e da tia Vanessa Russo.
O evento contou ainda com as apresentações de Ballet da Academia Domênica, empreendimento da família Russo, onde entre as bailarinas estavam duas netas de Maria Luiza Russo, e com a apresentação da Banda Império do Ciep 401 – Lucimar de Souza Santos, que fica no Mucajá.
A banda tem 45 componentes e foi regida pelo maestro Anderson Santana, e segundo o coordenador e coreógrafo, Alan Pytter, a presença da banda no evento é para mostrar a força e o poder da música, como ela transforma vidas e que tem um efeito maravilhoso quando unida à educação. “A criança quando em contato com a música na educação infantil vai ter uma melhor compreensão de muitos elementos e situações, a música aguça a nossa percepção, por isso tem que estar presente desde a infância. E nós da Banda Império somos prova dessa transformação. Daqui há alguns anos eles vão estar lá no 401, mas vão lembrar da musicalidade aprendida na creche”, declarou Alan.
O vice-prefeito, Carlos Januário, o presidente da Câmara e vereador, Walter Trajano e os vereadores Cristiano Pingin, Ziel Pavani, Rogerinho da RR, e Renan Schiavo estiveram presentes e deram seus depoimentos sobre a importância da creche. “Eu como parte da rede de educação sou testemunha dos benefícios que a educação de Japeri tem colhido e de como avançamos em estrutura, equipamentos e dignidade para o servidor”, disse o parlamentar. O pároco, Padre Urbano, da paróquia Nosso Senhor do Bonfim falou sobre a comunhão, o cuidado com os pequeninos e abençoou o trabalho com a oração do Pai Nosso.
A avaliação das mães presentes na inauguração
Para Juliana Rangel, que tem uma filha de três anos e mora no bairro Mucajá desde março deste ano, a entrega de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), perto de casa, é como abrir uma porta de oportunidades. “Vim conhecer o espaço e já sonhar com minha filha desfrutando do aprendizado, do acolhimento e da alimentação. Vou poder trabalhar e movimentar a vida da minha família”, disse a mãe da pequena Mônica que explorou os espaços e aprovou a nova creche.
Já Jessica da Silva, que tem uma filha de dois anos, se surpreendeu ao ver o movimento de muitas pessoas na creche. “Eu tomei um susto, porque sempre via os meninos trabalhando na obra. Hoje passei, vi muitas pessoas e vim ver se já vai começar a funcionar, porque nós mães precisamos de espaços assim pra colocar nossos filhos”, relatou Jessica.
A homenageada Maria Luiza Russo
A empresária e empreendedora, Maria Luiza Russo, nasceu em Japeri, em 02 de janeiro de 1955. Filha de imigrantes italianos, era definida por quem a conhecia como otimista e alegre, uma visionária que sempre acreditou na cidade que acolheu sua família.
Mãe de um casal de filhos, Fábio e Vanessa, Luiza teve seis netos e deixou um legado de trabalho, conquistas e muita admiração junto à comunidade japeriense.
Muito à frente do seu tempo, foi uma mulher desbravadora e que amava desafios, e com esse entusiasmo construiu o primeiro salão de festas de Engenheiro Pedreira e foi pioneira no ramo fitness, abrindo a Academia Domênica, que funciona em duas unidades.
“Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”, Pequeno Príncipe no pensamento de Maria Luiza Russo, replicada pela neta, Domênica Russo.
Fotos: Lucas Alexandre
COMENTÁRIOS