Na semana da valorização dos pontos e atrativos turísticos de Japeri, a Prefeitura promoveu, nesta quarta-feira (26), uma atividade educativ...
Na semana da valorização dos pontos e atrativos turísticos de Japeri, a Prefeitura promoveu, nesta quarta-feira (26), uma atividade educativa no atrativo turístico Pedra Lisa, destacando a importância do turismo para os alunos da Escola Municipal Pedra Lisa. Esta ação faz parte do projeto “Meu Turismo”, desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER), voltado para alunos do 1º e 2º segmentos das escolas municipais.
O projeto “Meu Turismo” tem como objetivo ensinar a importância do turismo e eventos, apresentando as belezas e características de Japeri. Desde março, o projeto já atendeu seis escolas e 340 estudantes da rede municipal, incluindo as escolas municipais Carlos Alberto, Rio Douro, Tânia Mara, Aristides Arruda, Célia Sobreiro e Paulo Félix Saudade.
A unidade escolar está localizada em frente à Pedra Lisa, um impressionante monumento natural de 57 metros de altura e inclinação de 90 graus, ideal para esportes como escalada, rapel e contemplação. Situado na zona rural do município, a escola é cercada por sítios de produção agrícola, tornando-se um destino ideal para o turismo rural. Nas proximidades, há diversas plantações, incluindo frutas, legumes, com destaque para as culturas de aipim e goiaba.
Durante a atividade na Pedra Lisa, 46 crianças acompanhadas por dois professores, um inspetor e as gestoras Elisangela Carvalho Amarante e Fabiana, participaram de uma programação lúdica e objetiva. A SEMETULER incentivou o olhar dos alunos para o turismo de Japeri, com o intuito de que se tornem agentes multiplicadores das potencialidades do município.
Segundo Aline Garcia, subsecretária de Esporte, Turismo e Lazer, Josilene Satyro, diretora de turismo da Semetuler, e Cirlene Rosa, estagiária de turismo, a ação mostra a importância de preservar e valorizar o município, além de incentivar o sentimento de pertencimento e carinho pelos alunos.
“Este projeto reforça a importância de ensinar as novas gerações a valorizar e preservar os recursos naturais e culturais de Japeri, preparando-os para serem defensores e promotores do turismo sustentável em sua própria cidade”, disse a subsecretária Aline.
A gestora da escola, Elisangela Carvalho Amarante, afirmou que qualquer atividade, seja ela dentro da sala de aula ou extraclasse, é um caminho para o aprendizado. “É importante abrir novas oportunidades para os alunos, que melhoram o desenvolvimento educacional”, afirmou Elisangela.
Elaine Andrade, professora na unidade escolar, destacou que essas atividades são produtivas para os alunos. “Os alunos saírem de sala para saber mais sobre a própria cidade é algo interessante, pois permite que conheçam melhor o turismo local”, disse Elaine.
COMENTÁRIOS