Importante equipamento para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, o castramóvel de Japeri chegou à marca de 1.300 cas...
Importante equipamento para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, o castramóvel de Japeri chegou à marca de 1.300 castrações nesta segunda-feira, 1º de julho, na Praça Leny Ferreira, em Japeri. O veículo itinerante de proteção animal chegou ao município por meio de emenda parlamentar, destinada pela então deputada federal, Rosangela Gomes, atual Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que esteve presente na data de hoje para comemorar.
A ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e a ONG Segunda Chance atende cães e gatos do município de forma gratuita. O equipamento ficará na cidade durante um ano e conta com toda a estrutura para oferecer o serviço de forma segura.
Rosangela Gomes, comentou que é uma alegria muito grande no campo da sustentabilidade chegar a essa marca. “Quero agradecer a minha prefeita amiga querida, Fernanda Ontiveros, pelo trabalho que vem fazendo para o desenvolvimento de Japeri. Desde o primeiro ano do seu mandato, ela vem realizando todo o trabalho estrutural, e estamos trabalhando juntas para a saúde da população e também dos bichinhos. Que marca excepcional, 1.300 animais tratados, cuidados, nosso trabalho é para isso, um trabalho diferenciado pelo nosso povo de Japeri. Esse programa vai permanecer por muito tempo, fortalecer ainda mais esse trabalho, para verdadeiramente ajudar as pessoas. Estamos juntas por Japeri”, disse Rosangela.
A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros expressou sua gratidão. “Agradeço muito à deputada, pois esse é um programa que a gente sonhou juntas e se não tiver uma união, não acontece. A secretária do meio ambiente idealizou, mas precisava de apoio, e a deputada foi lá com recursos para que saísse do papel. O projeto vai percorrer outras praças, dando condição às pessoas que não têm como fazer. O momento é de felicidade total, vamos trabalhar para que o programa seja permanente para atender a população. O que mais me deixa feliz é que estamos cumprindo nossa missão”, declarou Dra. Fernanda.
Fernanda Araújo, presidente da ONG e coordenadora do projeto, também manifestou seu agradecimento. “Nós da equipe Segunda Chance nos sentimos abençoados e honrados pela oportunidade que estamos tendo. Estamos muito agradecidos pelo trabalho que fazemos por amor. A causa animal de castração é pela saúde dos animais. Agradeço à prefeita e à deputada por nos ajudarem a conseguir chegar a essa marca. Agradeço também ao povo que acreditou na gente”, pontuou Fernanda.
Segundo o titular da pasta de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Matheus Santos, a marca de 1.300 castrações é um marco muito importante para a atuação do castramóvel no município. “É muito importante para o controle populacional, para que não tenhamos um excesso de cães e gatos em situação de rua. Isso está diretamente ligado à questão das zoonoses, pois esses animais de rua podem estar suscetíveis a transmitir e contrair zoonoses. A prefeitura, ao garantir esse controle populacional, melhora diretamente a questão da saúde ambiental no nosso município”, concluiu o secretário.
A tutora do cãozinho Bob, Sandra Maria da Cruz Anjos, moradora do bairro Beira Rio, estava agradecida e encantada com o atendimento. “É muito bom ter esse serviço perto da gente. O atendimento é ótimo, estão de parabéns. Fui muito bem atendida, nossos animais precisam disso. Antes, tínhamos que levar lá em Miguel Pereira. Eu tinha uma gatinha e tive que ir lá. É maravilhoso isso que estão fazendo, mais uma vez parabéns”, contou Sandra.
COMENTÁRIOS