O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Japeri organizou, neste mês de junho, diversos encontros que levaram informação e aten...
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Japeri organizou, neste mês de junho, diversos encontros que levaram informação e atenção para os cuidados com a pessoa idosa. As ações ocorreram em igrejas, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e em organizações sociais da cidade.
Os temas foram direcionados ao dia a dia dessa população, as formas de proteção e a garantia de direitos, assim como os cuidados em saúde e os tipos de violência sofrida pelos idosos.
Segundo a presidente do Conselho, Maria Cristina Alves, o mês se encerra, mas a conscientização continua. “O mês de junho é um mês de culminância, de renovação das energias para a continuidade de promoção dos direitos e proteção da pessoa idosa. Conseguimos reunir diversos protagonistas dessa luta para que possamos cada vez mais fortalecer esse segmento. O idoso precisa ter resguardada a sua dignidade e receber a promoção de um envelhecimento saudável, livre de toda violação e violência. Por isso nosso lema é: o mês se encerra, mas a conscientização continua”, explicou Maria.
Os encontros ocorreram nos Centros de Referência de Assistência Social, nos bairros Alecrim e Engenheiro Pedreira; no Instituto Morada Verde, em Jardim Marajoara; na Igreja Assembleia de Deus Palavra Viva e o encerramento foi na Igreja Católica Nosso Senhor do Bonfim, ambas em Engenheiro Pedreira.
Para a coordenadora do Programa Saúde da Pessoa Idosa, Rafaella de Oliveira, esse é um importante momento de união em prol da população idosa. “Eles merecem essa união que pensa na saúde, na assistência e na proteção. Percebem que somos uma sociedade unida para que tenham não só um envelhecimento saudável como sejam acolhidos por toda a sociedade, lhes garantindo o direito e resguardando-os das situações de violência que ocorrem na maioria das vezes nas residências com pessoas da própria família”, disse. “Quero dizer o quanto são importantes esses eventos acontecerem, e como nós da Saúde fazemos questão de estar presente nesse fortalecimento da conscientização. E mais, é preciso que haja orientação, em especial aos jovens e a toda a família, para que reconheçam aqueles que fizeram da sua trajetória de vida um exemplo; e muitas vezes, até hoje, são a sustentação econômico-financeira das famílias”, completou Rafaella.
Foram distribuídos exemplares do Estatuto da Pessoa Idosa em todas as reuniões.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Japeri tem sua sede na Sala dos Conselhos, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), Avenida Tancredo Neves, s/n, Lt 2 Qd 2 – Engenheiro Pedreira, Japeri.
Fotos: PMJ
COMENTÁRIOS