Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminho para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Jus...
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminho para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, realizou sua V Conferência neste sábado (29).
O evento aconteceu na Escola Municipal Bernardino de Melo, onde foram eleitos os 17 delegados que vão representar a cidade nas etapas estadual e nacional. Reunidos das 8h às 18h, o encontro também serviu para a escolha da nova formação do Conselho Municipal da Cidade.
A prefeita Dra. Fernanda Ontiveros e o vice-prefeito Carlos Januário prestigiaram a conferência, que contou com a palestra magna “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano”, ministrada por Bartiria Perpétua, que destacou a importância de discutir o desenvolvimento urbano e os desafios climáticos. “Precisamos ouvir os municípios e discutir os desafios climáticos que têm sido um grande desafio para todos nós. Lutamos por uma cidade segura, e essa conferência é essencial para tratar do desenvolvimento urbano”, disse Bartiria, membro da comissão organizadora do encontro estadual.
Já a prefeita falou da importância de escutar os cidadãos na construção de propostas de qualidade para o desenvolvimento do município. “É de grande importância a realização da conferência para debatermos o futuro de maneira saudável. Na IV conferência fomentamos a criação de iniciativas que contribuíram para o planejamento e desenvolvimento da cidade de Japeri junto à sociedade civil, e as instituições públicas e privadas. Nesta V, não será diferente. Muitas ideias importantes saem dessas rodas de conversas”, disse a prefeita.
A Secretária Municipal de Urbanismo, Andréia Brito, destacou a relevância da conferência, ressaltando que muitos dos pontos discutidos na última edição se tornaram investimentos do poder público. “Essa conferência permite que Japeri atenda ao chamado do governo federal e do Conselho Nacional das Cidades, participando das etapas estaduais e nacionais, e discutindo políticas essenciais como transporte público, mobilidade urbana e habitação social”, falou Andréia.
Mesas, conversas e debates
Os debates foram organizados em três eixos principais: “Articulação entre os principais setores urbanos e Planejamento das Políticas Públicas”, “Gestão Estratégica e Financiamento” e “Grandes Temas Transversais”. Dentro deles, os grupos discutiram questões como saneamento, mobilidade, habitação, orçamento participativo, segurança pública, sustentabilidade ambiental e emergência climática.
Lorena Freitas, gerente de gestão da mobilidade do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITPD), palestrou sobre a importância de fazer com que a cidade se expanda de maneira mais acentuada e organizada, e agradeceu pelo convite para participar.
Tatiana Cotta, professora de Direito da Universidade Rural, contribuiu com suas perspectivas sobre mobilidade urbana e regularização fundiária.
Larissa Amorim, coordenadora executiva da Casa Fluminense, falou de sua experiência em debates de políticas públicas na região metropolitana do Rio. “Precisamos estar nestes espaços de debate para falarmos sobre as políticas públicas nos municípios. Entender o contexto de expansão territorial com base na vivência e na história do povo”, afirmou Larissa.
Valdecir dos Santos, arquiteto e urbanista, participou como observador e relatou sobre a relevância de poder estar presente para propor ideias. “Acredito que Japeri tem potencial para crescer de forma mais ordenada. A gestão atual está observando com mais atenção às necessidades do município, o que é muito positivo”, pontuou Valdecir.
João Paulo Miranda da Silva, conselheiro de Urbanismo, e Esdras da Silva, também conselheiro, participaram da mesa de abertura juntamente com Andréia Brito.
COMENTÁRIOS